Uma análise sistemática sobre o uso de chatbots para ensino de computação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129155Palavras-chave:
Chatbots, Ensino de Computação, Mapeamento SitemáticoResumo
Chatbots têm sido alvo de investigação no contexto educacional, principalmente para ambientes que carecem de interação 24 horas por dia. Apesar de existirem diversos estudos sobre chatbots educacionais, ainda não há um entendimento sobre os chatbots no ensino de computação. Um panorama que apresente os chatbots já desenvolvidos, indique os chatbots disponíveis para uso e esclareça os tópicos de computação para os quais já existem evidências sobre o uso desse tipo de mecanismo, pode ser útil para comunidade que tem interesse em desenvolver novas contribuições para a temática. Buscando colaborar com a pesquisa sobre chatbots na educação em computaão, um mapeamento sistemático da literatura foi planejado e conduzido. Este artigo retrata o mapeamento sistemático que identifica os chatbots desenvolvidos e usados no ensino de computação, tendo como base um retrato da pesquisa nacional. Estudos primários foram analisados visando obter um conjunto de evidências sobre os chatbots existentes. Em particular, a análise permite reconhecer os chatbots que estão disponíveis para uso de maneira livre, os papéis desempenhados pelos chatbots, as disciplinas de computação em que os chatbots podem oferecer apoio, os modos de interação dos chatbots, os idiomas que os chatbots utilizam para interagir com o aluno, etc.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).