Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas

Autores

  • Ana Beatriz Michels UFRGS
  • Ângela de Moura Ferreira Danilevicz UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129145

Palavras-chave:

inovação pedagógica, estratégia pedagógica, arquitetura pedagógica, heurísticas para inovar, possível cognitivo

Resumo

A docência universitária, dentro do contexto educacional vigente, desafia os docentes a inovarem no seu fazer pedagógico. O presente artigo propõe um conjunto de heurísticas para inovar nas práticas educacionais, vinculadas a um modelo do processo cognitivo de construção e ressignificação de estratégias pedagógicas. A partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, as heurísticas foram construídas com base nas trilhas de aprendizagem de docentes do ensino superior que vivenciaram o uso de arquiteturas pedagógicas ao longo de uma formação continuada e em suas práticas no microespaço da sala de aula. Os resultados evidenciam que as heurísticas construídas durante a formação permitiram a abertura para novos possíveis que favoreceram a ressignificação das práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MICHELS, A. B. .; DE MOURA FERREIRA DANILEVICZ, Ângela .; ARAGÓN, R. . Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 22–31, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129145. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129145. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador