A Descoberta das Causas da Retenção Acadêmica Utilizando Mineração de Dados: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Leonardo Torres Marques UECE
  • Bruno Torres Marques UFC
  • Carlos Alexandre Morais Silva UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126672

Palavras-chave:

Revisão Sistematica, Mineração de dados, educação

Resumo

Nos últimos anos as instituições de ensino superior têm enfrentado grandes problemas ocasionados pela retenção acadêmica. Diante disso, diversos pesquisadores têm dedicado seus esforços a descoberta das causas e a prevenção contra a retenção acadêmica e a mineração de dados educacionais pode auxiliar nesse processo. Porém, para obter resultados satisfatórios com a mineração de dados aplicada ao contexto da retenção acadêmica é necessário conhecer os melhores recursos de mineração de dados a serem utilizados. Dessa forma, no presente trabalho foi realizada uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar as principais técnicas e ferramentas da mineração de dados que podem ser aplicadas nesse processo, além de identificar os principais fatores indutores à retenção acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

TORRES MARQUES, L. .; TORRES MARQUES, B. .; MORAIS SILVA, C. A. . A Descoberta das Causas da Retenção Acadêmica Utilizando Mineração de Dados: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 263–272, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126672. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126672. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais