Uso da Aprendizagem Tangencial Através de Jogos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Alfredo Lima da Costa Junior UFPA
  • Karen Sulliany Souza da Silva UFPA
  • Fabíola Pantoja Oliveira Araújo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126636

Palavras-chave:

Aprendizagem Tangencial, Jogos, Videogames, Educação

Resumo

A Aprendizagem Tangencial é o processo de se aprender incentivado por mídias voltadas para o entretenimento. A aplicação deste conceito não exige a mudança nas estruturas das instituições de ensino, então associar este processo de aprendizagem com jogos pode ser uma forma fácil de se utilizar a capacidade que os jogos têm em reter o interesse de seu público. Neste contexto, este artigo apresenta um mapeamento sistemático, que consultou 44 bases e selecionou 10 artigos, que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão, com o objetivo de identificar como este conceito foi explorado, quando associado a jogos, entre os anos de 2012 a 2021. Constatou-se que ainda existem poucas publicações relatando a aplicação da aprendizagem tangencial, as pesquisas sobre o assunto ainda estão analisando os jogos e seus elementos e os relatos dos jogadores sobre aprendizagem espontânea motivada pelos videogames.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

LIMA DA COSTA JUNIOR , A. .; SOUZA DA SILVA, K. S. .; PANTOJA OLIVEIRA ARAÚJO, F. . Uso da Aprendizagem Tangencial Através de Jogos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 203–212, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126636. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126636. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem