Modelo para Análise de Sentimentos no AVA: Um estudo de Caso

Autores

  • Márcio Aurélio dos Santos Alencar UFAM
  • José Francisco de Magalhães Netto UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126617

Palavras-chave:

Análise de Sentimentos, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Este artigo descreve um estudo de caso usando um modelo computacional que realiza Análise de Sentimentos de textos postados por estudantes em fóruns,
chats, diário de bordo e mensagens enviadas ao tutor em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por meio desse modelo é possível identificar quais os sentimentos os estudantes estão demonstrando, qual o sentimento que mais se destaca em uma turma, verificar o histórico dos sentimentos de um determinado estudante. Os resultados obtidos no estudo de caso, destacam a importância do uso da Análise de Sentimentos em textos usando Abordagem Lexical, podendo colaborar positivamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-31

Como Citar

AURÉLIO DOS SANTOS ALENCAR, M. .; DE MAGALHÃES NETTO, J. F. . Modelo para Análise de Sentimentos no AVA: Um estudo de Caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 143–152, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126617. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação