Avaliação da utilização de planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio ao ensino de engenharia

Autores

  • David Coverdale Rangel Velasco Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Saymon da Silva Almeida Instituto Federal Fluminense, Campus Campos Centro
  • Thais Mendes Almeida Universidade Estácio de Sá, Campus Campos dos Goytacazes
  • Cassiana Barreto Hygino Machado Instituto Federal Fluminense Campus avançado São João da Barra

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121372

Palavras-chave:

Planilhas eletrônicas, ensino à distância, engenharia

Resumo

O ensino de disciplinas com cálculos extensos e complexos tem sido um desafio, sobretudo no Ensino a Distância. Neste sentido, diversos educadores têm avaliado formas de otimizar o ensino, sobretudo nos últimos anos durante a pandemia da COVID; que forçou milhões de professores a migrarem para o ensino remoto. A utilização de planilhas eletrônicas, por exemplo, possui o potencial de gerar ganhos de qualidade e produtividade nas mais diversas áreas e níveis de ensino. Este trabalho busca avaliar a utilização deste recurso na engenharia mecânica ao automatizar ações já estudadas, como conversão de unidades, aplicação de fórmulas e focar na discussão dos novos conteúdos abordados na aula. A pesquisa foi aplicada em um grupo de 28 alunos, sendo 17 (60%) a quantidade que respondeu o questionário. Por meio desta pesquisa foi possível observar uma boa adesão da ferramenta pelos alunos, sendo todas as respostas neutras ou positivas, com média de 4,65 em uma escala de 1 a 5. Acrescenta-se ainda que, embora a pesquisa fosse realizada por meio de aulas remotas, os alunos manifestaram interesse que este recurso continuasse a ser utilizado presencialmente. Assim, espera-se que a partir dos resultados satisfatórios obtidos nesta pesquisa, planilhas eletrônicas possam ser utilizadas por outros docentes em diferentes modalidades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

COVERDALE RANGEL VELASCO, D.; DA SILVA ALMEIDA, S.; MENDES ALMEIDA, T.; BARRETO HYGINO MACHADO, C. Avaliação da utilização de planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio ao ensino de engenharia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 486–495, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121372. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121372. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas