Uma avaliação sistemática de aprendizagem e usabilidade para o TuPy online
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121369Palavras-chave:
aprendizagem, algoritmos, TuPy Online, estatística não-paramétricaResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade e a eficácia da ferramenta TuPy Online na aprendizagem de disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O TuPy Online foi idealizado como uma ferramenta para visualização de execução de algoritmos, com ênfase na exibição de estruturas de dados, em diferentes níveis de abstração. Utilizando a metodologia de Savi et al. para avaliação de aprendizagem, verificamos que a introdução da ferramenta produziu impacto positivo e, considerando o aspecto de percepção dos alunos, um impacto ainda mais expressivo. Medimos a usabilidade usando o questionário SUS, além de um questionário em busca de um retorno específico referente às funcionalidades do TuPy Online. Os resultados foram positivos e propiciaram o mapeamento de possíveis melhorias do software.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
LUIZ DE JESUS GOULART, J.; DE SOUZA OLIVEIRA, F.; EUSTÁQUIO DUARTE PINTO, P.; ORESTES DE SALVO CASTRO, A. Uma avaliação sistemática de aprendizagem e usabilidade para o TuPy online. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 457–466, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121369. Acesso em: 30 set. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
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