Estudo de alocação de memória visando ampliar a sobrevida de sistemas computacionais defasados: uma abordagem para promoção da inclusão digital em escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121184Palavras-chave:
Sistemas educacionais, avaliação de desempenho, ensino e aprendizagemResumo
programa Um Computador por Aluno (UCA) foi uma iniciativa doGoverno Federal que objetivava promover a inclusão digital para crianças de escolas públicas. Após mais de 10 anos do seu lançamento, esses computadores já se encontram demasiadamente defasados. Este artigo buscou avaliar a melhor configuração de memória swap, a fim de buscar o equilíbrio entre disponibilizar a maior quantidade de espaço em disco para instalação dos programas educacionais sem comprometer ainda mais o desempenho dos aplicativos em execução. Para atingir os objetivos, foi utilizada uma metodologia de avaliação de desempenho de sistemas em duas configurações de memória, onde concluiu-se que a configuração sem a partição de swap apresenta o desempenho ligeiramente inferior à configuração com 512MB de swap.
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
DIAS DE OLIVEIRA, F.; BARRETO RODRIGUES, A.; DANTAS, E.; FERNANDES ALENCAR, A.; GUSMÃO DE CARVALHO ROCHA, R.; MEDEIROS VANDERLEI, I.; CARLOS TEIXEIRA DE ARAUJO, J. Estudo de alocação de memória visando ampliar a sobrevida de sistemas computacionais defasados: uma abordagem para promoção da inclusão digital em escolas públicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 31–40, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121184. Acesso em: 27 set. 2023.
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