RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS

Autores

  • Bárbara Novaes Medeiros Doutoranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF. Bolsista Capes
  • Marcus Vinicius Soares Siqueira Professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF.

Palavras-chave:

Confiança. Discurso Gerencial. Controle. Ideologia Gerencialista. IES privadas.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Novaes Medeiros, Doutoranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF. Bolsista Capes

Doutoranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF.

Bolsista Capes

Marcus Vinicius Soares Siqueira, Professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF.

Doutor em Administração - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE)

Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Medeiros, B. N., & Siqueira, M. V. S. (2019). RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS. Revista Eletrônica De Administração, 25(1), 213–237. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/90087

Edição

Seção

Artigos