O PERFIL DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO
Palavras-chave:
educação a distância, bibliomatriaResumo
A Educação a Distância ganhou destaque com o avanço das tecnologias, fazendo com que muitos pesquisadores se voltassem para o tema. A partir disso, justifica-se a importância de compreender a dinâmica do campo de estudo sobre Educação a Distância para o avanço da ciência e identificação de lacunas e vieses na produção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil internacional da pesquisa acadêmica sobre Educação a Distância e, mais especificamente, a participação brasileira nessas pesquisas. Foram utilizadas técnicas bibliométricas, visto que os indicadores da produção científica retratam o desenvolvimento de uma área do conhecimento. O estudo combinou os termos Distance Education, E-learning e Elearning na base de dados Web of Science (WoS). Realizaram-se os seguintes procedimentos: (1) definição dos termos mais adequados para a extração de dados de artigos relativos ao interesse da pesquisa; (2) busca e extração nas bases de dados; (3) limpeza e organização dos dados e (4) análises bibliométricas e interpretação. Os resultados apontaram que o tema é de interesse global e apresenta interação entre alguns países, com destaque para os Estados Unidos, como o país que mais publicou sobre o tema. A Educação a Distância está sendo pesquisada por um grande número de autores que, juntos, somam 24.209, indicando que o tema está caminhando para maturidade no que diz respeito à análise internacional. Os resultados apontaram, ainda, que as publicações sobre Educação a Distância no Brasil possuem cooperação internacional, podendo ser um indicativo de que o Brasil está publicando com os principais países que pesquisam sobre o tema.Downloads
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Publicado
2017-11-13
Como Citar
Pellegrini, T. O., Silva, S. S., Ferreira, M. A., & Oliveira, M. A. (2017). O PERFIL DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO. Revista Eletrônica De Administração, 23, 371–393. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58270
Edição
Seção
Artigos
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