GESTÃO BASEADA EM VALOR: UMA PESQUISA NO SETOR HOTELEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Darliane Ribeiro Cunha Universidade Potiguar - Natal, RN
  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo São Paulo/SP

Palavras-chave:

Valor, Gestão baseada no valor, Indicadores de desempenho, Valor econômico agregado e setor hoteleiro

Resumo

O trabalho trata da gestão baseada em valor, que é uma abordagem que envolve a gestão da empresa como um todo, levando os gestores a repensarem os processos de gerenciamento, o que vai desde o desenvolvimento de estratégias até a definição de indicadores de desempenho. Este estudo contempla uma pesquisa de campo junto a oito empresas do setor hoteleiro do Rio Grande do Norte onde se investiga a utilização das métricas voltadas à geração de valor. O estudo demonstra que embora as medidas tradicionais voltadas ao lucro apresentem inúmeras limitações são elas que continuam tendo a preferência dos gestores, sendo utilizadas como objetivos financeiros, como indicadores de longo prazo e como parâmetros para distribuição dos lucros, apesar da existência de medidas baseadas em valor, consideradas bem mais completas e avançadas. Por fim, conclui-se que o conceito da gestão de valor não é empregado dentro da realidade empresarial investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darliane Ribeiro Cunha, Universidade Potiguar - Natal, RN

Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo São Paulo/SP

Downloads

Publicado

2013-08-09

Como Citar

Ribeiro Cunha, D., & Frezatti, F. (2013). GESTÃO BASEADA EM VALOR: UMA PESQUISA NO SETOR HOTELEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Eletrônica De Administração, 10(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41772