GESTÃO BASEADA EM VALOR: UMA PESQUISA NO SETOR HOTELEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave:
Valor, Gestão baseada no valor, Indicadores de desempenho, Valor econômico agregado e setor hoteleiroResumo
O trabalho trata da gestão baseada em valor, que é uma abordagem que envolve a gestão da empresa como um todo, levando os gestores a repensarem os processos de gerenciamento, o que vai desde o desenvolvimento de estratégias até a definição de indicadores de desempenho. Este estudo contempla uma pesquisa de campo junto a oito empresas do setor hoteleiro do Rio Grande do Norte onde se investiga a utilização das métricas voltadas à geração de valor. O estudo demonstra que embora as medidas tradicionais voltadas ao lucro apresentem inúmeras limitações são elas que continuam tendo a preferência dos gestores, sendo utilizadas como objetivos financeiros, como indicadores de longo prazo e como parâmetros para distribuição dos lucros, apesar da existência de medidas baseadas em valor, consideradas bem mais completas e avançadas. Por fim, conclui-se que o conceito da gestão de valor não é empregado dentro da realidade empresarial investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.