Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski

Autores

  • Antonia Pereira Bezerra (Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil) UFBA

Palavras-chave:

memória afetiva, verdade cênica, teatro-fórum

Resumo

À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, partindo de um trabalho com rigor físico e detalhamento psicológico stanislavskianos. Trabalho este, que pode ser desenvolvido na lógica interna do processo, na fase que precede a todo produto de criação, antes da intervenção do espectador e no âmbito de montagens profissionais de teatro-fórum, em projetos mais duradouros.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Bezerra (Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil), A. P. (2022). Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(2), 413–430. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/49600

Edição

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