Imagens como Aparição do Corpo:
o jogo amoroso de Ilka Schönbein
Palavras-chave:
Ilka Schönbein, marionete, dança ou jogos do corpo, imagem, morte e erotismo,Resumo
O artigo apresenta aspectos da trajetória de Ilka Schönbein, marionetista e dançarina alemã, em especial seu jogo com a marionete e a singularidade com que suas imagens, por meio de sua dança, desafiam o corpo. Para tanto, convidam-se as ideias de jogo e movimentos transgressivos da erótica de Bataille e de Didi-Huberman. Com eles e com Ilka, desenvolve-se uma trajetória na qual imagem e corpo se confundem e, nesse encontro, as imagens se abrem para as aparições do corpo em processos vitais e funestos, que abalam as representações acostumadas das figuras humanas. Conclui-se que as imagens vivas e inquietantes de Ilka Schönbein conduzem a atenção para outras realidades do corpo, abrindo espaços para as aparições da morte, do parto e da fusão dos corpos, num movimento de metamorfose para além do humano.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. Documents; tradução João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. – Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.
DELANNÉ, Marinette; GÉRARD, Naly. Ilka Schönbein – Un Théâtre Charnel. Les editions de l’Oeil, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Gallimard, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Vénus. Gallimard, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Semelhança informe ou o gaio saber visual Segundo Georges Bataille. Tradução Caio Meira, Fernando Scheib; revisão técnica Marcelo Jacques de Moraes. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
FREIXE, Guy. Le corps, ses dimensions cachées – pratiques scéniques. Ouvrage dirigé par Guy Freixe. Deuxième Époque, 2017.
GIRARD-LATERRE, Marion. L’objet et l’acteur au corps à corps : une enveloppe corporelle commune dans la pratique d’Ilka Schönbein. Agôn [En ligne], L'objet, le corps: de la symbiose à la confrontation, Dossiers, N°4 : L'objet, mis à jour le : 03/02/2012, URL : http://agon.ens-lyon.fr/index.php?id=2066
JUSSELE, Jacques. Le corps: du masque à la marionnette. L’encyclopédie fragmentée de la marionnette. Paris, THEMA, 2011.
KANTOR, Tadeusz. O Teatro da Morte; textos organizados e apresentados por Denis Bablet. São Paulo, Perspectiva, 2008.
Móin-Móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Ilka Schönbein - O Theater Meschugge. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 9, v.10, julho, 2013.
PUCK – La marionnette et Les Autres Arts. Humain, Non humain. Éditions de L’Institut Internacional de La Marionnette. Éditions L’Entretemps, n.20, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.