O Treinamento como Caminho para o Ethos na Formação do e da Atuante
Palavras-chave:
Teatro-Laboratório, Odin Teatret, LUME Teatro, TreinamentoResumo
Neste artigo, os autores propõem discutir o treinamento como caminho para a formação do ethos do ator e da atriz, tomando como referência a prática desenvolvida pelos grupos Odin Teatret e LUME Teatro. Apresenta-se, na introdução, uma contextualização histórica sobre a dimensão laboratorial europeia do início do século XX. Em seguida, o texto se concentra no treinamento realizado pelos grupos citados e, a partir da análise de suas práticas artísticas, o artigo desenvolve uma leitura do treinamento como espaço de manifestação e consolidação contínua do ethos do ator e da atriz. Na conclusão, os autores reafirmam a perspectiva dada, acrescentando informações sobre como as práticas laboratoriais desses grupos têm se reinventado diante das restrições da pandemia global do COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.