A ilha de Sokúrov no cinema da Glasnost: Isolamento e comunicação como hipóteses interpretativas da obra de Alexandr Sokúrov.
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.93920Palavras-chave:
Cinema, Cinema Russo, Sokúrov, GlasnostResumo
O artigo formula uma pequena história da obra do cineasta russo Alexandr Sokúrov contextualizado esta obra dentro de um panorama de cinema da Glasnost, o período de dissolução do regime soviético. Trata-se de mostrar como ela é marcada pela necessidade de firmar uma autoria, primeiro dentro de um contexto adverso de estado, depois dentro de um regime de mercado. É inseparável disso assinalar como é ainda percorrida por uma certa tensão dialética entre isolamento e comunicação, a sugerir a hipótese de uma poética distinguida pela ideia metafórica de ilha. Os referenciais teóricos abrangem a fortuna crítica disponível dentro e fora da Rússia, com destaque para os estudos pioneiros realizados internacionalmente por François Albéra e Diane Arnaud, e aportes dos formalistas russos no campo da poética do filme, com destaque para Boris Eikhenbaum.Downloads
Referências
ALBÉRA, François; ESTÈVE, Michel (org.). Alexandre Sokourov. Paris: Editions Charles Corlet, 2009.
ARNAUD, Diane. Le Cinéma de Sokourov: figures d’enfermement. Paris: L’harmatan, 2005.
BAUDRY, Louis. Cinema: efeitos ideológicos do aparelho de base. In: XAVIER, Ismael(org.). A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2008. p. 383.
BAZIN, André. O que é o cinema. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
BEUMERS, Birgit. A history of Russian cinema. New York: Berg, 2009.
BRASHINSKY, Michael; HORTON, Andrew (org). Russian critics on the cinema of glasnost. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
CONDEE, Nancy. The Imperial Trace: recent russian cinema. Oxford: Oxford Press, 2009.
DIETSCH, Bruno. Alexandre Sokourov. Lausanne: L’age d’homme, 2005.
DONNE, John. Meditações. Tradução de Fabio Cyrino. São Paulo: Landmark, 2007. p.104.
EIKHENBAUM, Boris. Problemas de cine-estilística. In: ALBÉRA, François (org.). Los Formalistas Rusos y el Cine. Barcelona: Paidós, 1998. p. 45-76.
GINZBURG, Carlo. Nenhuma ilha é uma ilha: quatro visões da literatura inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 113.
HELLER, Leonid. L’Horizon paisible de la fin du monde: Sokourov et la littérature russe. In: ALBÉRA, François; ESTÈVE, Michel (org.). Alexandre Sokourov. Paris, Editions Charles Corlet, 2009. p 49-63.
IAMPÓLSKI, Mikhail. Cinema whitout cinema. In: BRASHINSKY, Horton, Russian Critics on the cinema of Glasnost, Cambridge: Cambridge Press, 1994. p. 11-17.
IAMPÓLSKI, Mikhail. The world as a mirror for the other world. In: BRASHINSKY, Horton, Russian Critics on the cinema of Glasnost, Cambridge: Cambridge Press, 1994. p. 114-115.
IAMPÓLSKI, Mikahil. Un cinéma de la disparité: Kairos et Histoire chez Sokourov. In: ALBÉRA, François; ESTÈVE, Michel (org.). Alexandre Sokourov. Paris: Editions Charles Corlet, 2009. p. 39-48.
JAMESON, Fredric. The geopolitical Aesthetic: cinema and Space in the world system. Bloomington: Indiana University press, 1992.
MACHADO, Álvaro (org.). Aleksandr Sokúrov. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
MARTIN, Marcel. Le cinéma Soviétique de Khrouchtchev à Gorbatchev. Lausane: L’Age d’Homme, 1993.
KARAKHAN, Lev. Jobless prophets. In: BRASHINSKY, Michael; HORTON, Andrew. Russian critics on the cinema of glasnost. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 30-35.
MOSKVINA, Tatyana. A billion years before the end of cinema. In: BRASHINSKY, Michael; HORTON, Andrew. Russian critics on the cinema of glasnost. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 116-120.
PLATONOV, Andre. The River Potudam. Bristol, Bristol Classical Press, 1988.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Entrando na Arca Russa. In: MACHADO, Alvaro (org.). Aleksandr Sokúrov. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p 64-103.
SCHNAIDERMAN, Boris. Os escombros e o mito. A cultura e o fim da União Soviética. Companhia das Letras, São Paulo, 1997.
TUROVSKAYA, Maya. The days of Eclipse. In: BRASHINSKY,Michael; HORTON, Andrew. Russian critics on the cinema of glasnost. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 112-113.
AMANTES DE MARIA, Os. Título original: Maria’s lovers. Direção: Andrei Konchalovsk. EUA, 1984. 109 min.
ARCA RUSSA. Título original: Russki kovtcheg. Direção: Alexandr Sokúrov. Russia, ficção, 2002. 99 min.
ASSA. Título original: Acca. Direção: Sergei Solovyev. URSS, ficção, 1987. 153 min.
AUTOMÓVEIS GANHAM CONFIANÇA, Os. Título original: Avtomobil ‘nabiraet nadezhonost’. Documentário. URSS, Gorki TV , 1977. 35 min.
DIAS DO ECLIPSE. Título original: Dni zatménia. Direção: Alexandr Sokurov. URSS, ficção, 1988. 137 min.
ELEGIA de Moscou. Título original: Moskóvskaia eléguia. Direção: Alexandr Sokurov. URSS, Documentário, 1986. 88 min.
ELEGIA ORIENTAL. Título original: Vostótchnaia eléguia. Direção: Alexandr Sokurov. Russia, documentário, 1996. 45 min.
GREVE, A. Título original: Stachka. Direção: Sergei Eisenstein. URSS, ficção, 1925.
HUBERT ROBERT, uma vida afortunada. Título original: Rober. Stchastlívaia zhin. Russia, documentário, 1996. 26 min.
POTEMKIN, Encouraçado. Título Original: Bronenosets Potemkin. Direção: Sergei Einsenstein. URSS, ficção, 1925. 75 min.
MÃE E FILHO. Título original: Mat i syn. Direção: Alexandr Sokurov. Rússia, ficção, 1996. 67 min.
MARIA, elegia camponesa. Título original: Maria, Krestiánskaia eléguia. Direção: Alexandr Sokurov. URSS, Documentário, 1978. 41 min.
MOLOCH. Título original: Mólokh. Direção: Alexandr Sokurov. Russia, ficção, 1999, 102 min.
PEQUENA VERA. Título original: Malenkaia Vera. Direção: Vasili Pichul. URSS, ficção, 1988. 115 min.
SOL ENGANADOR, O. Título original: Utomlennye solntsem. Direção Nikita Mikhalkov. França/Rússia, ficção, 1994. 135 min.
SOL, O. Título original: Solnce. Direção: Alexandr Sokúrov. Russia, ficção, 2004. 110 min.
STALKER. Título original: Stalker. Direção: Andrei Tarkovski. URSS, 1979. 163 min.
TAURUS. Título original: Tieliéts. Direção: Alexandr Sokurov. Russia, ficação, 2001. 94 min.
TAXI BLUES. Título original: Taksi-byuz. Direção: Pável Lungin. Rússia, ficção, 1990. 110 min.
VERÃO DE MARIA VOINOVA, O. Título original: Leto Marii Voinovoi. Documentário para Gorki TV. URSS, 1975. 30 min.
VOZ SOLITÁRIA DO HOMEM, A.Título original: Odinóki golos tchloveka. Direção: Alexandr Sokurov. URSS, ficção, 1978. 87 min.
VOZES ESPIRITUAIS. Título original: Dukhóvnyie golossá. Russia, 1995. Documentário em 5 partes: 38 min., 33 min., 87 min., 79 min., 90 min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Kahtalian, Leda Tenorio Da Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.