Ficção como jogo: reavaliando a relação entre jogos, jogar e ficção
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.166-195Palavras-chave:
Jogos. Jogar. Ficção. Pragmática. Enquadramentos.Resumo
Os game studies há muito tempo vêm debatendo como relacionar os elementos ficcionais e os do jogo nos videogames. Este artigo propõe que muitos dos desafios conceituais nesse debate podem ser solucionados se os jogos e a ficção não forem tratados separadamente, mas como formalizações específicas de um mesmo fenômeno comum: o jogar. O artigo apresenta cinco propostas teóricas dessa perspectiva de jogo-e-ficção-como-jogar (JEFCJ), segundo a qual tanto os jogos quanto a ficção apresentam mais semelhanças que diferenças. Ele extrai os princípios e vantagens compartilhadas por essa abordagem JEFCJ, e como isso ajuda a explicar tanto os pontos em comum, quanto as diferenças entre a ficção e os jogos.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 1997.
AARSETH, Espen. Doors and Perception: Fiction vs. Simulation in Games. Intermédialités: histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, v. 9, p. 35-44, 2007. https://id.erudit.org/iderudit/1005528ar
ALLAND, Alexander. The Artistic Animal. New York: Knopf Doubleday Publishing Group, 1977.
BATESON, Gregory. Mind and nature: a necessary unity. Nova York: E. P. Dutton, 1979.
BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution and epistemology. Londres: University of Chicago Press, 2000.
BOGOST, Ian. Unit operations: an approach to videogame criticism. Cambridge: The MIT Press, 2006.
BOGOST, Ian. Video games are a mess. In: DIGRA, 2009, Uxbridge. Proceedings [...]. Uxbridge: Brunel University, 2009.
BOYD, Brian. On the origin of stories. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2009.
CONSALVO, Mia. There is no Magic Circle. Games and Culture, v. 4, n. 4, pp. 408-417, 2009. https://doi.org/10.1177%2F1555412009343575
DROOGERS, André. Methodological ludism beyond religionism and reductionism. In: A. van Harskamp (org.), Conficts in social science. London e New York: Routledge, p. 44-67, 1996.
ECO, Umberto. Six Walks in the Fictional Woods. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1989
FRASCA, Gonzalo. Ludologists love stories, too. In: Digra proceedings, Utrecht, 2003.
GIBSON, James. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflins, 1979.
GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes, 2012.
HALTER, Ed. From Sun Tzu to XBox: War and Video Games. New York: PublicAffairs, 2006
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
JUUL, Jesper. Half-real: video games between real rules and fictional worlds. [Kindle Version]. Cambridge: The MIT Press 2005.
JUUL, Jesper. The Magic Circle and the Puzzle Piece. In GÜNZEL, Stephan, LIEBE, Michael e MERSCH, Dieter (orgs.): Conference Proceedings of the Philosophy of Computer Games 2008. Potsdam: Potsdam University Press 2008.
LEJEUNE, Philippe. On Autobiography. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989
MALABY, Thomas Beyond Play: A New Approach to Games. Games and Culture, v. 2, p. 95-113, 2007. https://doi.org/10.1177/1555412007299434
MURRAY, Janet H. Toward a cultural theory of gaming: digital games and the co-evolution of media, mind, and culture. Popular Communication, v. 4, n. 3, p. 185-202, 2006.
NICKEL-BACON, Irmgard, GROEBEN, Norbert e SCHREIER, Margrit. (2000). Fiktionssignale pragmatisch: Ein medienübergreifendes Modell zur Unterscheidung von Fiktion(en) und Realität(en). Poetica, v. 32, pp. 267-299, 2000.
NIEDING, Gerhild e OHLER, Peter. An evolutionary perspective on entertainment. in BRYANT, Jennings e VORDERER, Peter (orgs) Playing Computer Games: Motives, Responses, and Consequences. New York: Lawrence Erlbaum, p. 101-113 2006.
PARGMAN, Daniel e JAKOBSSON, Peter. Do you believe in magic? Computer games in everyday life. European Journal of Cultural Studies, v. 11, pp. 225-244, 2008. 10.1177/1367549407088335.
PARLETT, David. Oxford History of Board Games. Oxford: Oxford University Press, 1999.
PICCIONE, Peter. In Search of the Meaning of Senet. Archaeology v. 33, n.4, pp. 55-58, 1980.
RÖSLER, Wolfgang. Die Entdeckung der Fiktionalität in der Antike, Poetica, v.12, pp. 283-319, 1980.
RYAN, Marie-Laure. Fictional Worlds in the Digital Age. in Susan Schreibman e Ray Siemens (orgs). A Companion to Digital Literary Studies. Oxford: Blackwell, 2008. http://www.digitalhumanities.org/companionDLS/
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Vol.1. São Paulo: Blucher, 2012.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London: Routledge, 2003.
SCHMIDT, Siegfried J Fictionality in literary and non-literary discourse. Topics in Catalysis v. 9, n. 5-6, 1980, p. 525-546
SCHILLER, Friedrich. Educação Estética do Homem. São Paulo: Iluminuras, 1989.
SCHLAFFER, Heinz. Poesie und Wissen: Die Entstehung des ästhetischen Bewußtseins und der philologischen Erkenntnis. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990
SEARLE, John R. The logical status of fictional discourse. New Literary History, v. 6, n. 2, p. 319-332, 1975.
SICART, Miguel. Play matters. Cambridge: MIT Press, 2014.
SUTTON-SMITH, Brian. The Ambiguity of Play. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2009.
TAYLOR, T.L. Play between worlds. Exploring online game culture. Cambridge, MA; London: MIT Press. 2006
WALTON, K. L. Mimesis as make-believe: on the foundations of the representational arts. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sebastian Deterding

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.