Interatividade e potencialidade: do computador à TV digital
Palavras-chave:
Interatividade. TV digital. Processos midiáticos.Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o processo de interatividade na televisão digital terrestre. Para isso, além de apresentar o conceito e suas nuances, fazendo um contraponto com seu uso na internet, analisa algumas das poucas experiências internacionais de desenvolvimento deste recurso, em diversos suportes midiáticos. Considera-se que o desenvolvimento da interatividade poderá contribuir para a renovação do mercado televisivo, permitindo a criação de propostas comerciais inovadoras e gerando novas oportunidades para o sistema público. Ao mesmo tempo, reconhece-se que a interatividade – uma busca histórica do televisual mundial, havendo tentativas nesse sentido também no modelo analógico – não encerra o caminho de resolução dos problemas da televisão brasileira, enfaticamente quanto à necessidade de sua democratização, mas constitui-se num potencial de avanço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.