Percepções sobre presença social em interações mediadas por dispositivos de comunicação móveis
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.184-203Palavras-chave:
Presença social. Interações sociais. Interações mediadas. Dispositivos de comunicação móveis. Jovens universitários.Resumo
Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre a percepção da Presença Social em interações mediadas por dispositivos móveis, tomando como foco principal de exploração as particularidades associadas à ausência ou diminuição de pistas não verbais (habitualmente ocorridas nesta modalidade de mediação). Os dados são provenientes de uma pesquisa realizada com 120 jovens universitários de seis cidades brasileiras. Os relatos dos respondentes apontaram, em geral, dificuldades na percepção da presença social devido à sobreposição de demandas e expectativas sociais derivadas de duas modalidades interacionais: via dispositivos móveis e face a face.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.
BLASCOVICH, J. Social influence within immersive virtual environments. In: SCHROEDER, R. (Ed.). The social life of avatars: presence and interaction in shared virtual environments. London: Springer, 2002. p. 127-145.
BERGER, P. L; LUCKMAN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2014.
BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Los Angeles: University of California Press, 1969.
BOYD, D. Social Network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: Papacharissi, Z. (Ed.). A networked self: identity, community and culture on social network sites. New York: Routledge, 2011. p. 39-58.
CARON, A. H.; CARONIA, L. Moving cultures: mobile communication in everyday life. Québec: McGill-Queen’s University Press, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DAFT, R. L.; LENGEL, R. H.; TREVINO, L. K. The relationship among message equivocality, media selection, and manager performance. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 11, n. 3, p. 355-366, 1987.
GARRISON, D.R. ANDERSON, T. ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, New York, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 1999.
GOFFMAN, E. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis: Vozes, 2010.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2014.
HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014a.
HJAVARD, S. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014b.
IJSSELSTEIJN, W. A. et al. Presence: concept, determinants and measurement. In: SPIE CONFERENCE, 5., 2000, San Jose. Proceedings… San Jose: SPIE, 2000. p. 520-529
JACOBSEN, M. H. (Org). The contemporary Goffman. Londres: Routledge, 2010.
JOSEPH, I. Erving Goffman e a microssociologia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.
MEYROWITZ, J. No sense of place. New York: Oxford, 1985.
RETTIE, R. M. Presence and embodiment in mobile phone communication. PsychNology Journal, Padova, v. 3, n. 1, p. 16-34, 2005.
RIBEIRO, J. C. Percepções sobre usos e apropriações de dispositivos comunicacionais móveis nas práticas interacionais contemporâneas: um estudo com jovens universitários portugueses. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015. Relatório de Pesquisa de Pós-Doutorado.
RIBEIRO, J. C. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sociocomuni-cativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma on-line. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
RODRIGUES, A. D. O paradigma comunicacional: histórias e teorias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2011.
SCHEFF, T. Goffman unbound: a new paradigm. New York: Paradigm Publishers, 2005.
SCHROEDER, R. Being there and the future of connected presence. Presence: teleoperators and virtual environments, Cambridge, v. 15, n. 4, p. 438-454, 2006.
THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TU, C. H., The measurement of social presence in an online learning environment. Interntional Journal on E-Learning, Waynesville, v. 1, n. 2, p.34-45, 2002.
TU, C. H. et al. A study of the predictive relationship between online social presence and online interaction. International Journal of Distance Education Technologies, Athabasca, v. 10, n. 3, p. 53-66, 2012.
WATZLAWICK, P. et al. Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.
YIN, R. Q. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZHAO, S.; ELESH, D. Copresence as ‘being with’. Information Communication and Society, Oxon, v. 11, n. 4, p. 565-583, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Intexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.