O ensaio entre a arte e a ciência
entrevista com Henri Arraes Gervaiseau
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.4-14Resumo
Henri Arraes Gervaiseau é cineasta e professor da ECA-USP. Tem artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. É autor de O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo (2012). Entre os seus documentários, premiados no Brasil e no exterior, destacam-se: Tem que ser baiano? (1994); Terra Prometida (1997); Em trânsito (2005); Retrato de grupo (2009); Entretempos (2012). O seu projeto de pesquisa atual tem como tema central o documentário, mas particularmente de cunho ensaístico, como meio de expressão da experiência do deslocamento. Nesta perspectiva, reflexão teórica, revisão crítica e análise de uma série de obras estrategicamente escolhidas encontram-se associadas à elaboração de ensaios audiovisuais inéditos que envolvem a própria experiência existencial de deslocamento do pesquisador realizador, francobrasileiro. Henri Arraes Gervaiseau dedica-se atualmente a preparação do primeiro filme da sua Trilogia do deslocamento. Esta entrevista foi realizada por ocasião da sua visita a Porto Alegre, em março de 2015, para realização da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Na conversa, Gervaiseau reflete sobre o espaço do ensaio como lugar de produção de conhecimento, as fronteiras entre o ensaio, a arte e o texto científico e a prática ensaística no audiovisual.
Downloads
Referências
ADORNO, T. O ensaio como forma. In: ______. Notas de Literatura. São Paulo: Duas Cidades/Ed 34, 2003. p. 15-45.
ARTHUR, P. Essay questions. Film Comment, New York, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.
CATALÀ, J.. M. Estética del ensayo: la forma ensayo, de Montaigne a Godard. Valencia: PUV/Universitat de Valência, 2014.
CHRISTIE, I. L’avant-garde internationale et le cinéma. In: TOULET, E. (Org.). Le cinéma au rendez-vous des arts: France, années 20 et 30. Paris: Bibliothèque Nationale de France, 1995. p. 68-76.
CORRIGAN, T. The essay film, from Montaigne, after Marker. Oxford University Press. 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. Remontages du temps subi: l’oeil de l’histoire, 2. Paris: Éditions de Minuit, 2010.
FRIZOT, M. Les vérités du photomenteur. In: ______. Photomontages: photographie expérimentale de l’entre-deux-guerres. Paris: Photo Poche, 1987. p. 1-9.
GERVAISEAU, H. A. O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo. São Paulo: Alameda, 2012.
JABLONKA, I. Histoire des grands parents que je n’ai pas eu: une enquête. Paris: Seuil, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.