Jorge Pinto Ribeiro: uma vida dedicada à Cardiologia
Palavras-chave:
Cardiologia, Ribeiro JP, Médico CardiologistaResumo
Go back to Brazil and change your environment!”
Eugene Braunwald
Com esta missão o então jovem cardiologista Jorge Pinto Ribeiro se despedia em 1985 da cidade de Boston, para regressar a Porto Alegre. Jorge devotou sua vida profissional para tornar esta missão realidade.
Jorge havia se graduado pela Faculdade de Medicina de UFRGS em 1978. Quando jovem sempre gostou de esportes e sua fascinação não diminui ao longo do curso da medicina, participando das atividades do Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) da Escola de Educação Física. Jorge teve sua iniciação na pesquisa científica influenciada de forma marcante pelo professor Eduardo Henrique De Rose, idealizador do LAPEX. Após a graduação, realizou residência em Medicina Interna no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (1979-81), simultaneamente com o curso de Especialização em Medicina do Esporte na então Fundação Universidade Federal de Ciências Médicas. Com esta base e através das relações com o grupo de pesquisa do LAPEX, rumou para a Boston University onde começou o seu doutorado em Fisiologia Aplicada em 1981. Fruto de desempenho destacado nos primeiros anos em Boston, foi convidado para realizar fellowship em Cardiologia Clínica no prestigiado Brigham and Women’s Hospital, hospital afiliado da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Este período da sua vida acadêmica o colocou em posições privilegiadas no âmbito da pesquisa cardiovascular e lhe rendeu suas primeiras publicações internacionais de impacto, e que até hoje rendem citações por sua relevância cientifica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).