Educação em Saúde: um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
Palavras-chave:
Educação em saúde, educadore em saúde, enfermagemResumo
O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Ale-gre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da edu-cação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde. Unitermos: Educação em saúde, educadores em saúde, enfermagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-11-05
Como Citar
1.
Lopes E de F da S, Perdomini FRI, Flores GE, Brum LM, Scola ML, Buogo M. Educação em Saúde: um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de novembro de 2007 [citado 26º de setembro de 2023];27(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2063
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).