Transmissão de doença de Chagas por transplante renal
Palavras-chave:
Doença de Chagas, transplante renal, imunossupressãoResumo
Paciente submetido a transplante renal com órgão de doador vivo infectado pelo Tripanossoma cruzi e que desenvolve manifestações clínicas de doença de Chagas aguda no segundo mês pós- transplante, sendo tratado com sucesso com benzonidazol. Discutem-se as vias de transmissão e relevância clínica na transplantação de órgãos sólidos assim como as atitudes a serem tomadas diante desta situação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-23
Como Citar
1.
Comerlato L, S. Gomes A, T. Conceição A, R. Ribeiro A, Gonçalves LF, Saitovitch D, C. Manfro R. Transmissão de doença de Chagas por transplante renal. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de junho de 2022 [citado 8º de dezembro de 2023];20(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125422
Edição
Seção
Relatos de Casos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).