Hepatite C e nefropatia
Palavras-chave:
Hepatite C, nefropatia, alterações urinárias assintomáticasResumo
OBJETIVOS: Vários estudos associam a infecção crônica pelo vírus da hepatite C a manifestações extra-hepáticas, incluindo glomerulopatias. O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão da literatura sobre as manifestações renais da hepatite C e apresentar os resultados sumarizados de estudo que buscou avaliar a associação de alterações urinárias assintomáticas em doadores de sangue com anticorpos antiVHCHC positivo.
MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal, contemporâneo, controlado e aberto no período de julho de 1997 a março de 1998 no Serviço de Nefrologia do HCPA para avaliar a prevalência de alterações urinárias assintomáticas em portadores do vírus da hepatite C. Foram incluídos no estudo os 58 doadores de sangue VHC+ e 128 doadores VHC- (grupo controle) que não apresentavam história de doença hepática ou renal ou outros marcadores virais positivos. Avaliou-se a prevalência de hematúria (> 5 hemácias/campo de grande aumento no E.Q.U), proteinúria [uma (+) no exame por fita do E.Q.U], microalbuminúria (índice microalbuminúria/creatininúria em amostra isolada > 15,6 mg/g), N-acetil-beta-D-glucosaminidase (> 5,6U/g creatinina).
RESULTADOS: Não foi constatada anormalidade urinária significativa no grupo VHC+, comparativamente com o grupo controle. A prevalência de hematúria e proteinúria nos grupos VHC+ e VHC- foi respectivamente 12,0% x 9,4% e 5,4% x 5,5% , sem diferença estatística entre os 2 grupos.
CONCLUSÃO: A prevalência de hematúria foi semelhante à da população geral, que oscila entre 3-20%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).