Impacto da unitarização de ceftazidima + avibactam em um hospital público universitário durante a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Farmacoeconomia, Ceftazidima Avibactam, Compartilhamento de Frascos, Unitarização.Resumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 fez aumentar a demanda de medicamentos utilizados em hospitais, como a Ceftazidima + Avibactam. Nesse contexto, a Central de Misturas Intravenosas (CMIV) de um hospital público universitário passou a unitarizar as doses prescritas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da unitarização no consumo deste antibacteriano de alto custo em um hospital público universitário.
Métodos: Trata-se de uma análise farmacoeconômica de custos diretos, sobre a utilização de frascos-ampola de Ceftazidima + Avibactam no período de 01/07/2020 a 31/05/2021. Foram unitarizadas todas as doses que correspondiam a uma fração da dose total do frasco-ampola, em Cabine de Segurança Biológica classe II B2. Os frascos-ampola foram utilizados à exaustão, através do compartilhamento e organização dos horários de manipulação.
Resultados: O número total de preparos realizados pela CMIV do referido hospital no período foi de 837. O consumo projetado sem a centralização dos preparos seria de 837 (um frasco por dose). Entretanto, o consumo real foi de 437 frascos. A eficiência de unitarização foi de 101%, com economia real de 400 frascos (R$ 244.832,00) para a instituição.
Conclusões: A pandemia de COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde do mundo todo, sendo que a atuação farmacêutica foi fundamental para garantir o acesso aos medicamentos essenciais. A CMIV assumiu a unitarização da Ceftazidima + Avibactam, antibiótico em risco de desabastecimento, gerando um consumo 47,8% menor, contribuindo para o acesso deste medicamento de forma ininterrupta durante os 11 meses avaliados na referida instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).