Revista GEARTE https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte REVISTA GEARTE pt-BR <p><span>Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. </span></p><p><span><span>Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: </span><span>os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; </span><span>os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.</span></span></p><p><span><span>Este periódico utiliza uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR" rel="license" target="_blank">Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional</a>.</span></span></p> gearterevista@gmail.com (Equipe Revista GEARTE) gearterevista@gmail.com (Equipe Revista GEARTE) Wed, 26 Apr 2023 12:51:36 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Bruxa Artista Professora: três espectros do feminino enclausurado https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121169 <p>A evocação da bruxa artista professora objetiva pensar novas táticas da docência libertária. Performar o gênero mulher como exercício de enfrentamento aos espaços de enclausuramento do feminino revela a arbitrariedade e violência dos papéis normativos construídos pela sociedade patriarcal. Com a capoeira e a arte produzida por mulheres entramos para a disputa de poder sobre nossos corpos provocando deslocamentos de papéis e lógicas. Concluímos: o pensamento binário é o alicerce epistemológico que fundamenta uma “natureza” do feminino que subjetiva a mulher como cuidadora e passiva, fazendo da professora, a figura estereotipada da “tia”, instrumento central na fabricação de sujeitos dóceis.</p> Isabela Nascimento Frade, Clarice Duarte Rangel, Daniele de Sá Alves, Isabel Regina de Souza Lobo Hennig, Renata de Mello Cerqueira Pereira, Judivânia Maria Nunes Rodrigues Copyright (c) 2023 Revista GEARTE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121169 Fri, 21 Jul 2023 00:00:00 -0300 A selfie nas paredes do museu: “O eu: entre o autorretrato e a selfie” https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107467 <p>Este artigo resulta dos diálogos entre o autorretrato e a selfie enquanto fenômeno social da contemporaneidade propostos pela exposição “O eu: entre o autorretrato e a selfie”, buscando dar visibilidade ao acervo de um museu universitário e provocando a participação do público mediante um <em>work in progress</em>. O exame dessas interações dá base ao presente estudo que inclui uma revisão bibliográfica sobre os conceitos apresentados e propõe uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre eles. Tais análises permitem um melhor entendimento da experiência com a selfie como um modelo de vasos comunicantes entre acervo, público e mídias sociais digitais, em direção a um museu conectado.</p> Lauer Alves Nunes Santos, Edward Pérez-González Copyright (c) 2023 Revista GEARTE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107467 Fri, 07 Jul 2023 00:00:00 -0300 Cartografando territórios da arte contemporânea: materiais educativos no salão Elke Hering https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107687 <p class="GEARTE-resumo-02corpo"><span style="color: black;">O artigo </span>discute a mediação cultural em espaços museais de arte e explicita investigação que objetivou desenvolver Materiais educativos (ME) que aliem conteúdo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) com vistas à mediação cultural para a educação estética. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e cunho documental, que utiliza a cartografia para o levantamento de conteúdos no desenvolvimento do ME. Em formato digital, o ME desenvolvido tem como tema as obras vencedoras do primeiro lugar do Salão Elke Hering, parte do acervo do MAB, na relação com temas da arte contemporânea. Os resultados discutem a democratização da arte e a mediação cultural para a ação de mediadores/professores.</p> José Inacio Sperber, Suellen Alves Francisco, Carla Carvalho Copyright (c) 2023 Revista GEARTE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107687 Wed, 26 Apr 2023 00:00:00 -0300