https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/issue/feed Revista GEARTE 2023-04-26T12:51:36-03:00 Equipe Revista GEARTE gearterevista@gmail.com Open Journal Systems REVISTA GEARTE https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121169 Bruxa Artista Professora: três espectros do feminino enclausurado 2022-02-17T18:17:17-03:00 Isabela Nascimento Frade isabelafrade@gmail.com Clarice Duarte Rangel clarice.duarte.rangel@gmail.com Daniele de Sá Alves danieledesaalves@gmail.com Isabel Regina de Souza Lobo Hennig hennigisabelcarolina@gmail.com Renata de Mello Cerqueira Pereira renaatinha@gmail.com Judivânia Maria Nunes Rodrigues rodrigues.vania@gmail.com <p>A evocação da bruxa artista professora objetiva pensar novas táticas da docência libertária. Performar o gênero mulher como exercício de enfrentamento aos espaços de enclausuramento do feminino revela a arbitrariedade e violência dos papéis normativos construídos pela sociedade patriarcal. Com a capoeira e a arte produzida por mulheres entramos para a disputa de poder sobre nossos corpos provocando deslocamentos de papéis e lógicas. Concluímos: o pensamento binário é o alicerce epistemológico que fundamenta uma “natureza” do feminino que subjetiva a mulher como cuidadora e passiva, fazendo da professora, a figura estereotipada da “tia”, instrumento central na fabricação de sujeitos dóceis.</p> 2023-07-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista GEARTE https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107467 A selfie nas paredes do museu: “O eu: entre o autorretrato e a selfie” 2021-03-01T17:59:10-03:00 Lauer Alves Nunes Santos lauer.ufpel@gmail.com Edward Pérez-González perezperez77@hotmail.com <p>Este artigo resulta dos diálogos entre o autorretrato e a selfie enquanto fenômeno social da contemporaneidade propostos pela exposição “O eu: entre o autorretrato e a selfie”, buscando dar visibilidade ao acervo de um museu universitário e provocando a participação do público mediante um <em>work in progress</em>. O exame dessas interações dá base ao presente estudo que inclui uma revisão bibliográfica sobre os conceitos apresentados e propõe uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre eles. Tais análises permitem um melhor entendimento da experiência com a selfie como um modelo de vasos comunicantes entre acervo, público e mídias sociais digitais, em direção a um museu conectado.</p> 2023-07-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista GEARTE https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/107687 Cartografando territórios da arte contemporânea: materiais educativos no salão Elke Hering 2021-06-20T15:51:52-03:00 José Inacio Sperber joooseinacio@gmail.com Suellen Alves Francisco suellenalves38@gmail.com Carla Carvalho carcarvalho@furb.br <p class="GEARTE-resumo-02corpo"><span style="color: black;">O artigo </span>discute a mediação cultural em espaços museais de arte e explicita investigação que objetivou desenvolver Materiais educativos (ME) que aliem conteúdo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) com vistas à mediação cultural para a educação estética. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e cunho documental, que utiliza a cartografia para o levantamento de conteúdos no desenvolvimento do ME. Em formato digital, o ME desenvolvido tem como tema as obras vencedoras do primeiro lugar do Salão Elke Hering, parte do acervo do MAB, na relação com temas da arte contemporânea. Os resultados discutem a democratização da arte e a mediação cultural para a ação de mediadores/professores.</p> 2023-04-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista GEARTE