Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, EmoçõesResumo
Este estudo investigou o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, a partir da análise da atividade escolar da criança. A pesquisa envolveu observações em sala de aula e uma entrevista com a professora regente, a fim de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizavam os aspectos emocionais das crianças e contribuíam para seu desenvolvimento afetivo-emocional. Os resultados demonstraram que ser reconhecido no coletivo pela professora é emocionalmente mais significativo que a natureza e o sucesso da execução da tarefa. Conclui-se que compreender a dinâmica das emoções na vida escolar concreta das crianças em idade pré-escolar é imprescindível para o planejamento pedagógico que vise a emancipação dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.