Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco

Autores

Palavras-chave:

Deficiências, Educação Física Escolar, Estado da Arte

Resumo

Esta pesquisa problematiza significados atribuídos pela produção de conhecimento sobre deficiências e Educação Física escolar em 14 periódicos, entre o período de 1979 e 2019. Trata-se de uma investigação de abordagem quanti-qualitativa, que se sustenta na correlação de fontes bibliográficas e documentais. No contexto amplo identificou-se 325 publicações, das quais 113 enfocam o contexto escolar e estabelecem interfaces entre a Surdez e as Deficiências Física, Visual e Intelectual, além de uma forte vertente de discussão sobre deficiência no sentido geral, na qual exalta-se as temáticas da formação de professores e da inclusão. Conclui-se, ainda que tais temáticas sejam vislumbradas, importa o fomento de mais investigações as envolvendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 Rodrigo Ribeiro Nascimento é professor de Educação Física, aluno do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Beatriz Gomes De Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 Beatriz Gomes de Souza é licenciada e bacharel em Educação Física, especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência e aluna do Mestrado em Educação, cursos esses vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 Neil Franco é doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Faculdade de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Nascimento, R. R., De Souza, B. G., & Franco, N. (2022). Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/115947

Edição

Seção

Artigos