A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente
Palavras-chave:
Professor/Burocrata, Burocracia de nível de rua, DiscricionariedadeResumo
O estudo objetiva analisar a atuação do professor como burocrata de nível de rua e o papel da discricionariedade docente na escola. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em 2019, em uma escola pública de São Gonçalo/RJ. Seu aporte teórico dialoga com pressupostos da teoria Street-Level Bureaucracy, de Lipsky (1980) para compreender a implementação da política e a ação dos sujeitos. Os resultados evidenciaram uma importante discricionariedade do professor como fator de reconfiguração das políticas públicas da escola, principalmente em relação a sua interação com os demais atores do processo de implementação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tereza Cristina de Almeida Guimaraes, Elisangela da Silva Bernado, Amanda Moreira Borde da Costa Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.