Impactos da Pandemia de Covid-19 relacionados à satisfação com a vida em estudantes do ensino superior

Autores

Palavras-chave:

covid-19, estudantes, satisfação com a vida

Resumo

O presente trabalho trata da satisfação com a vida, julgamento pessoal sobre o quão satisfeito se está com a própria vida atual, independente de avaliações objetivas sobre a qualidade de vida, relacionada aos impactos da pandemia de COVID-19 em universitários, sujeitos a aumento de estresses acadêmicos surgidos com o isolamento social, a suspensão das aulas presenciais e adaptação ao ensino remoto. Esta revisão objetivou selecionar e analisar estudos científicos que correlacionaram o impacto da pandemia de COVID-19 com a satisfação com a vida em estudantes do ensino superior. Buscou-se artigos nas plataformas PUBMED, PSYCINFO e SCIELO a partir da questão norteadora da pesquisa: Qual a relação dos impactos da pandemia de COVID-19 com a satisfação com a vida nos estudantes do ensino superior? Encontrou-se um total de 192 estudos, sendo excluídos 140 na primeira avaliação (leitura de título e resumo) e 52 na segunda avaliação (leitura do artigo), por não atenderem aos critérios de inclusão. A amostra final foi composta de seis artigos originais, quantitativos, de 6 países (Chipre, Egito, EUA, Grécia, Turquia e Vietnã), que responderam à questão de pesquisa. Verificou-se nos estudos selecionados que maior impacto psicológico, acadêmico, financeiro e interpessoal da COVID-19 teve correlação significativa menores escores de satisfação com a vida, bem como maior qualidade da relação com amigos e família teve correlação com maiores escores da satisfação com a vida. Os resultados indicam riscos à saúde mental nos universitários decorrentes da crise pandêmica, além de apontarem possível fator protetivo das relações afetivas de qualidade positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rezende Lopes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)/Doutoranda

Graduada em Psicologia

Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Oscar Kenji Nihei, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)/Docente

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras e do Programa de Pós-Graduação Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Referências

AHORSU et al. The fear of COVID-19 scale: development and initial validation.

International Journal of Mental Health and Addiction, EUA, 1–9, 2020. Disponível

em: <https://doi.org/10.1007/s11469-020-00270-8>. Acesso em: 23 maio 2022.

ANG, Jen Ying-Zhen; MONTE, Victoria; TSAI, Willian. First-year college students’

adjustment during the COVID-19 pandemic: the protective roles of hope and

gratitude. Translational Issues in Psychological Science, EUA, 2022. Disponível

em: <https://doi.org/10.1037/tps0000320>. Acesso em: 23 maio 2022.

ARISTOVNIK, Aleksander et al. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher

education students: a global perspective. Sustainability, Suíça, v. 12, n. 20, 8438,

Disponível em: <https://doi.org/10.3390/su12208438>. Acesso em: 12 jun.

ASLAN, Imram; OCHNIK, Dominika, ÇINAR, Orhan. Exploring perceived stress

among students in Turkey during the COVID-19 pandemic. International Journal of

Environmental Research and Public Health, Suiça, v. 17, n. 23, 8961, 2020.

Disponível em: <https://doi.org/10.3390/ijerph17238961>. Acesso em: 23 maio 2022.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma

teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to

reduce it: rapid review of the evidence. Lancet, Inglaterra, v. 395, n. 10277, p. 912-

, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8>. Acesso

em: 10 maio 2020.

CHO, Eun; JEON, Soohyun. The role of empathy and psychological need satisfaction

in pharmacy students’ burnout and well-being. BMC Medical Education, Inglaterra, v.

, n. 1, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30717723/>. Acesso

em 7 jul. 2019.

DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem matemática para Psicologia.

Porto Alegre: Penso, 2013.Revista Contraponto v.9, n.1 (2022)

ISSN: 2358-3541

DAS, Kirti V. et al. Understanding subjective well-being: perspectives from psychology

and public health. Public Health Reviews, Suiça, v. 41, n.1, 25, 2020. Disponível em:

<https://doi.org/10.1186/s40985-020-00142-5>. Acesso em: 11 jun 2022.

DIENER, Ed. Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a

national index. American Psychologist, EUA, v. 55, n. 1, p. 34-43, 2000. Disponível

em: <https://content.apa.org/doi/10.1037/0003-066X.55.1.34>. Acesso em: 4 jan.

DIENER, Ed et al. The satisfaction with life scale. Journal of Personality

Assessment, Inglaterra, v. 49, n. 1, p. 71-75, 1985. Disponível em:

<https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4901_13>. Acesso em: 7 mar. 2020.

DUONG, Cong Doanh. The impact of fear and anxiety of COVID-19 on life satisfaction:

psychological distress and sleep disturbance as mediators. Personality and

Individual Differences, EUA, v. 178, 110869, 2021. Disponível em:

<https://doi.org/10.1016/j.paid.2021.110869>. Acesso em: 23 maio 2022.

EL-BARDAN, Mohamed Fawzy, LATHABHAVAN, Remya. Fear of COVID-19 scale:

psychometric properties, reliability and validity in Egyptian population. Diabetes &

Metabolic Syndrome, Holanda, v. 15, n. 4, 102153, 2021. Disponível em:

<https://doi.org/10.1016/j.dsx.2021.05.026>. Acesso em: 23 maio 2022.

ESTRELA, Fernanda Matheus et al. Pandemia de COVID-19: refletindo as

vulnerabilidades a luz do gênero, raça e classe. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de

Janeiro, v. 25, n. 9, p. 3.431-3.436, 2020. Disponível em:

<https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.14052020>. Acesso em: 11 jun 2022.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da medicina social. In: Microfísica do Poder. Rio

de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GALLEGOS, Martin I.; ZARING-HINKLE, Brittany; BRAY, James. H. COVID-19

pandemic stresses and relationships in college students. Family Relations. EUA,

Disponível em: <https://doi.org/10.1111/fare.12602>. Acesso em: 23 maio 2022.

GOULARTE, Jeferson Ferraz et al. COVID-19 and mental health in Brazil: psychiatric

symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research, Inglaterra, v.

, p. 32-37, 2021. Disponível em:

<https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2020.09.021>. Acesso em: 1 ago. 2021.

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão

integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados.

Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019. Disponível

em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017>. Acesso em: 7 mar.

JOSHANLOO, Mohsen. Investigating the relationships between subjetive well-being

and psychological well-being over two decades. Emotion, EUA, v. 19, n. 1, p. 183-Revista Contraponto v.9, n.1 (2022)

ISSN: 2358-3541

, 2019. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/emo0000414>.

Acesso em: 4 jan. 2019.

KOKKINOS, Constantinos M., TSOULOUPAS, Costas N.; VOULGARIDOU, Ioanna.

The effects of perceived psychological, educational, and financial impact of COVID-19

pandemic on Greek university students' satisfaction with life through mental

health. Journal of Affective Disorders, Holanda, v. 300, p. 289-295, 2022. Disponível

em: <https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.12.114>. Acesso em: 23 maio 2022.

LEE, Sherman A. et al. Clinically significant fear and anxiety of COVID-19: A

psychometric examination of the Coronavirus Anxiety Scale. Psychiatry Research,

Irlanda, v. 290, 113112, 2020 Disponível em:

<https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113112>. Acesso em: 23 maio 2022.

MACHADO, Leonardo et al. Subjetive well-being, religiosity and anxiety: a crosssectional study applied to a sample of Brazilian medical students. Trends in

Psychiatry and Psychotherapy, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 185-192, 2018.

Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0070>. Acesso em: 7 mar.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira;

GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a

incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto -

Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em:

<https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>. Acesso em: 4 mar. 2022.

MISKOLCI, Richard. O medo da pandemia como questão sociológica. Sociologia &

Antropologia, Rio de Janeiro, v. 2 especial; p. 163-168, 2021. Disponível em:

<https://doi.org/10.1590/2238-38752021v11esp9>. Acesso em: Acesso em 11 jun

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da

Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade,

Campinas, v. 23, n. 78, 2002. Disponivel em: <https://doi.org/10.1590/S0101-

>. Acesso em: 14 jun 2022.

OLIVEIRA, Amurabi. As desigualdades educacionais no contexto da pandemia de

COVID-19. In: GROSSI, Miriam Pillar; TONIOL, Rodrigo. Cientistas Sociais e o

Coronavírus. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Mental health and psychosocial

considerations during the COVID-19 outbreak. Suiça, 18 de março de 2020a.

Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331490/WHO-2019-

nCoV-MentalHealth-2020.1-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 11 jun.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Novel Coronavirus (2019-nCov):

Situation report -1. Suiça, 21 de Janeiro de 2020b. Disponível em:

<https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-

sitrep-1-2019-ncov.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2021.Revista Contraponto v.9, n.1 (2022)

ISSN: 2358-3541

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

(OCDE). How's Life? 2020: Measuring Well-being. Paris: OECD Publishing, 2020.

Disponível em: <https://doi.org/10.1787/9870c393-en>. Acesso em 11 jun 2022.

ROGOWSKA, Aleksandra; KUŚNIERZ, Cezary; BOKSZCZANIN, Anna. Examining

anxiety, life satisfaction, general health and coping styles during COVID-19 pandemic

in polish sample of university students. Psychology Research and Behavior

Management, Nova Zelândia, v. 13, p. 797-811, 2020. Disponível em:

<https://dx.doi.org/10.2147%2FPRBM.S266511>. Acesso em: 10 jan. 2021.

SAHU, Pradeep. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19):

impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus. EUA,

v. 12, n. 4, e7541, 2020. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.7759%2Fcureus.7541>.

Acesso em: 1 maio 2020.

SERAFIM, Antonio P. et al. Exploratory study on the psychological impact of COVID-

on the general Brazilian population. PLOS ONE, EUA, v. 16, n. 2, e0245868, 2021.

Disponível em: <https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245868>. Acesso em: 12 fev.

SIFF, Emily J. et al. SARS-CoV-2 transmission: a sociological review. Epidemiology

and Infection, Inglaterra, v. 148, e242, 2020. Disponível em:

<https://doi.org/10.1017/s095026882000240x>. Acesso em 11 jun 2022.

XIONG, Jiaqi et al. Impact of COVID-19 pandemic on mental health in the general

population: a systematic review. Journal of Affective Disorders, Holanda, v. 277, p.

-64, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.08.001>. Acesso em:

jul. 2021.

ZANON, Cristian; BARDAGI, Marucia P.; LAYOUS, Kristin; HUTZ, Claudio S.

Validation of the Satisfaction with Life Scale to Brazilians: evidences of measurement

noninvarince across Brazil and US. Social Indicators Research, Suiça, v. 119, n. 1,

p. 443-453, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11205-013-0478-5>.

Acesso em: 10 fev. 2020.

Downloads

Publicado

02-12-2022

Como Citar

REZENDE LOPES, A.; NIHEI, O. K. Impactos da Pandemia de Covid-19 relacionados à satisfação com a vida em estudantes do ensino superior. Revista Contraponto, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/124910. Acesso em: 26 set. 2023.