A MATERIALIDADE SIGNIFICANTE DA MUSICALIDADE: UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE TEORIZAÇÃO, METODOLOGIA E ANÁLISE

Autores/as

  • Raphael de Morais Trajano Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67742

Palabras clave:

música, linguagem/língua, discurso

Resumen

RESUMO: O presente trabalho objetiva oferecer contribuições no âmbito dos estudos de linguagem, especialmente da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009[1975]; ORLANDI, 1984), acerca de teorizações, metodologias e possibilidades de análise discursiva do que chamamos de materialidade significante da musicalidade. Desse modo, coloca-se em discussão determinadas características da música enquanto linguagem, além de sua relação com dadas concepções de língua e de discurso, a fim de tentar promover avanços em reflexões sobre as materialidades discursivas possíveis de serem analisadas em diferentes abordagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael de Morais Trajano, Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

Professor Assistente I de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, onde leciona Sintaxe e Língua, Expressão e Produção textual. Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ(2010). É especialista em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade do Grande Rio (2008). Bacharel em Letras-Português/Literaturas e licenciado em Letras-Português/Literaturas pela mesma instituição (2006). Membro do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), onde se desenvolvem pesquisas sobre o sujeito contemporâneo, abrigando pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras, além de manter parceria com outros laboratórios em âmbito nacional e internacional. Desde 2013 participa, vinculado ao LAS, de projetos coletivos para a criação da Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e Áreas Afins, sob a coordenação de Bethania Sampaio Correa Mariani. Atua como professor de Incentivo à Leitura e Produção de Textos, Língua Portuguesa e Literatura das redes municipal (Nova Iguaçu) e estadual (RJ). Possui formação técnica em Comunicação-Publicidade (Flama-2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, desenvolvendo pesquisas sobre sujeito, sentidos, política e político nas cidades brasileiras.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

TRAJANO, R. de M. A MATERIALIDADE SIGNIFICANTE DA MUSICALIDADE: UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE TEORIZAÇÃO, METODOLOGIA E ANÁLISE. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 148–163, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67742. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67742. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários