CHANEL OU L’ITINÉRAIRE D’UNE FEMME-ARTISTE MODERNE : AUTOUR DE L’IRREGULIÈRE OU MON ITINÉRAIRE CHANEL D’EDMONDE CHARLES-ROUX

Autores

  • Luisa Formoso Assuncao Sorbonne Nouvelle Paris III

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.57167

Palavras-chave:

Künstlerroman, romance de formação, percurso da heroína, feminino, arte

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o tema do romance de formação da artista mulher, o Künstlerroman, representado pelo romance de Charles-Roux L’irrégulière ou mon itinéraire Chanel (1974), romance que retraça a vida da grande estilista Gabrielle Chanel. A narrativa apresenta a relação da artista-estilista com a arte (vida versus arte). A reflexão tem por objetivo mostrar como Chanel contribuiu com a emancipação feminina através de sua arte. Pretende-se, em suma, mostrar como o universo da heroína se constrói e se concretiza respeitando as temáticas de um romance de formação da mulher-artista moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Formoso Assuncao, Sorbonne Nouvelle Paris III

Graduada em Letras Português/Francês e Respectivas Literaturas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Mestre em Literaturas Comparadas na Universidade de Paris-Sorbonne IV na França. Atualmente aluna do doutorado em Literatura Brasileira na Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III. Possui experiência na área de Letras e Artes com ênfase em literatura comparada, lit. francesa e brasileira, mito, cinema e moda.

Publicado

2016-01-07

Como Citar

ASSUNCAO, L. F. CHANEL OU L’ITINÉRAIRE D’UNE FEMME-ARTISTE MODERNE : AUTOUR DE L’IRREGULIÈRE OU MON ITINÉRAIRE CHANEL D’EDMONDE CHARLES-ROUX. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 189–202, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.57167. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/57167. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários