Visão arquitetônica epopeica e estrutura romanesca em O Retrato de Érico Veríssimo

Autores

  • Angela Maria Rubel Fanini UTFPR
  • Márcio Brunetti Secretaria do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.52452

Palavras-chave:

, Romance nacional, Universo do Trabalho, Análise dialógica da linguagem

Resumo

Este artigo analisa as construções discursivas sobre o universo do trabalho no romance O Retrato, do escritor Érico Veríssimo, fundamentando-se em uma perspectiva bakthiniana que percebe a linguagem literária romanesca em sua interrelação com a cultura e a história. Investigou-se como os discursos que compõem o romance constituem uma certa visão de mundo sobre a sociedade estilizada na obra. Percebeu-se que há uma formalização positiva do contexto rio-grandense vinculado ao passado mediante uma arquitetônica epopeica e uma construção crítica do mesmo cenário, entretanto ligado ao presente. O romance em tela não reflete a realidade rio-grandense, mas a representa e modela a partir de uma visão exclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Rubel Fanini, UTFPR

Profa Dra em Letras, Literatura brasileira pela UFSC. Atua na UTFPR, Curitiba em Letras e Pós -graduação interdisciplinar. É BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PELO CNPQ.

Márcio Brunetti, Secretaria do Estado do Paraná

Professor de História na Rede Estadual de Ensino do Paraná e Mestre em Tecnologia, área de Humanas, Conceito 5, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

RUBEL FANINI, A. M.; BRUNETTI, M. Visão arquitetônica epopeica e estrutura romanesca em O Retrato de Érico Veríssimo. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 096–112, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.52452. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/52452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários