A CIDADE DAS DAMAS NO CAMPO MOVEDIÇO DA LITERATURA COMPARADA E DOS ESTUDOS FEMINISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.52355Palavras-chave:
comparatismo, feminismo, PizanResumo
Os estudos feministas representaram uma novidade significativa no campo acadêmico, configurando-se como uma tendência teórica de forte potencial crítico que deslocou o foco das investigações para a cultura subalterna. Dessa forma, desestabilizou a legitimidade cultural androcêntrica, incitando à desconstrução dos estereótipos relacionados à mulher. Sob uma perspectiva que prioriza a literatura comparada e suas relações com outras esferas do conhecimento, analisaremos a obra de Christine de Pizan, escritora do século XV que subverteu os costumes de seu tempo tornando-se a primeira mulher francesa a viver da literatura. Com vistas à teoria feminista de Elaine Showalter, a qual considera o aspecto cultural um fator decisivo para a produção literária feminina, adentraremos o território selvagem de Pizan, “A cidade das damas”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.