RICARDO REIS: INTELECTUAL DE VIDA EM VERSOS DIANTE DE UMA REALIDADE CONFLITANTE

Autores

  • Tiago Lopes Schiffner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.40131

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Posição do intelectual, Salazarismo, O ano da morte de Ricardo Reis.

Resumo

Após alguns dias de viagem e sobincessante chuva, o navio inglês Highland Brigade aporta em Lisboa, e entre ospassageiros desembarca Ricardo Reis. Ele retorna ao país de origem apósdezesseis anos no Brasil, devido à notícia da morte de Fernando Pessoa.Desconhecedor das alterações políticas ocorridas durante o exílio, o poetacontemplativo e de idealizante entendimento social tenta permanecer indiferenteao nevoado-contexto-de-repressão do período de 1935-1936. Da fratura entre avisão absorta e impassível do poeta e os episódios conturbados aos quais éexposto emergem as contradições que evidenciam a sua inaptidão à realidadeconflitante de Portugal – o que o levará a escolher o caminho dodesaparecimento. Ao longo desse ensaio, o propósito é o de sustentar que essafinitude de Reis simboliza a impossibilidade da existência de um intelectualcontemplativo durante o e depois do salazarismo. E juntamente se objetiva o examede como o desacordo entre a visão desse escritor e os fatos sociais e políticosvivenciados por ele é construído no romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Lopes Schiffner, UFRGS

Formado em Letras e Literatura Portuguesa pela UFRGS. Mestrando em Literatura Brasileira pelo PPGL-UFRGS. Bolsista CAPES. Integrante do grupode pesquisa: Literatura e nacional-desenvolvimentismo: promessas de integração social etensão formal na literatura

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

SCHIFFNER, T. L. RICARDO REIS: INTELECTUAL DE VIDA EM VERSOS DIANTE DE UMA REALIDADE CONFLITANTE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 47, p. 090–103, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.40131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/40131. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários