NARCISO FRAGMENTADO: IDENTIDADES GÓTICAS EM ALIAS GRACE, DE MARGARET ATWOOD

Autores

  • Guilherme Copati Universidade Federal de São João del-Rei IF SUDESTE MG
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35899

Palavras-chave:

Gótico, Identidade, Pós-modernidade, Margaret Atwood

Resumo

Através da análise do romance Alias Grace, da escritora canadense Margaret Atwood, objetiva-se demonstrar o funcionamento do maquinário gótico em uma obra da pós-modernidade, evidenciando, em seus aspectos formais, suas estreitas relações com questões de gênero e sexualidade que desautorizam a visão de uma identidade unívoca e coerente. Em Alias Grace, Atwood descreve cenários caracteristicamente góticos, nos quais são encenados eventos escabrosos e sobrenaturais, consoantes com as convenções deste gênero literário. Através da construção de um enredo gótico, a autora retrata o conflito feminino diante da opressão exercida por uma sociedade androcêntrica e elabora a heroína por meio do entrelaçamento de estereótipos de virtude e vício, de onde emerge a visão de uma identidade multifacetada e estrategicamente fluida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Copati, Universidade Federal de São João del-Rei IF SUDESTE MG

Guilherme Copati é Mestrando em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei, e bolsista do Programa de Incentivo à Pós-graduação UFSJ. Atua como Professor de Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei

Adelaine LaGuardia é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua como Professora Associada do Programa de Mestrado em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

COPATI, G.; LAGUARDIA, A. NARCISO FRAGMENTADO: IDENTIDADES GÓTICAS EM ALIAS GRACE, DE MARGARET ATWOOD. Cadernos do IL, [S. l.], n. 47, p. 021–038, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35899. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35899. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários