A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.27478Palavras-chave:
Material Didático, Educação a Distância, RetextualizaçãoResumo
Na Educação a Distância (EaD), o material didático é elemento indispensável no processo de ensino-aprendizagem mediado pela tecnologia. Disponibilizado em distintas mídias, sua elaboração exige uma equipe interdisciplinar composta tanto por “professores conteudistas” quanto por revisores linguísticos, programadores, designers etc. Assim, partindo da experiência vivenciada como designer gráfico na Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa a distância da UFPE, venho aqui pensar a elaboração de distintos “formatos” dos materiais didáticos deste curso, produzidos a partir dos textos originais dos professores conteudistas, como sendo uma atividade de retextualização (MARCUSCHI, 2000; MATENCIO, 2003) que teria como cerne intervenções quanto à inclusão, exclusão e/ou modificação de recursos semióticos não-verbais (VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.