A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Carolina Leal de Lacerda Pires Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.27478

Palavras-chave:

Material Didático, Educação a Distância, Retextualização

Resumo

Na Educação a Distância (EaD), o material didático é elemento indispensável no processo de ensino-aprendizagem mediado pela tecnologia. Disponibilizado em distintas mídias, sua elaboração exige uma equipe interdisciplinar composta tanto por “professores conteudistas” quanto por revisores linguísticos, programadores, designers etc. Assim, partindo da experiência vivenciada como designer gráfico na Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa a distância da UFPE, venho aqui pensar a elaboração de distintos “formatos” dos materiais didáticos deste curso, produzidos a partir dos textos originais dos professores conteudistas, como sendo uma atividade de retextualização (MARCUSCHI, 2000; MATENCIO, 2003) que teria como cerne intervenções quanto à inclusão, exclusão e/ou modificação de recursos semióticos não-verbais (VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010).

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Biografia do Autor

Carolina Leal de Lacerda Pires, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Letras/Linguística (UFPE)

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

PIRES, C. L. de L. A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 165–184, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.27478. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/27478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários