O BILHETE ORIENTADOR: UM GÊNERO DISCURSIVO EM FAVOR DA AVALIAÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LÍNGUAS.

Autores

  • Andréa Burgos de Azevedo Mangabeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Everton Vargas da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciene Juliano Simões Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.26030

Palavras-chave:

gênero discursivo – reescrita – avaliação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do bilhete orientador da reescrita em atividades pedagógicas escritas realizadas na sala de aula de línguas. Analisam-se aqui duas experiências envolvendo reescrita, que, apesar de estarem inseridas em contextos de ensino diferentes, apontam em uma mesma direção, já que tomam a atividade pedagógica escrita como um processo de interlocução que se estabelece entre professor e aluno. Discute-se ainda a interlocução que deve existir entre o enunciado e critérios de avaliação da tarefa pedagógica, e o bilhete orientador da reescrita, uma vez que esse último, por conta de seu caráter pedagógico e avaliativo, precisa também enunciar com clareza uma nova tarefa pedagógica para o aluno: a reescrita do seu texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Burgos de Azevedo Mangabeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Luciene Juliano Simões.

Everton Vargas da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Margarete Schlatter.

Luciene Juliano Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-02-15

Como Citar

MANGABEIRA, A. B. de A.; DA COSTA, E. V.; SIMÕES, L. J. O BILHETE ORIENTADOR: UM GÊNERO DISCURSIVO EM FAVOR DA AVALIAÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LÍNGUAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 42, p. 293–307, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.26030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/26030. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários