ELEMENTOS DE ESTRESSE NA PRÁTICA TRADUTÓRIA DE NOVATOS E SUA INFLUÊNCIA NOS COMPONENTES LINGUÍSTICO-TERMINOLÓGICOS DO TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.24914Resumo
Neste trabalho, apresentamos nossa proposta inicial de pesquisa: cremos que um tradutor novato deva ter bons instrumentos cognitivos para mobilizar recursos e habilidades como atenção, atitudes e tomadas de decisões para seu trabalho; deve conseguir gerenciar seu estresse para ter uma produção que pelo menos atinja as expectativas de quem o contrata. Graças à multiplicidade de assuntos, terminologias e responsabilidades, há esgotamento. Intentamos descrever o problema, equacioná-lo e apontar alternativas parciais para a formação desses profissionais, atendendo, assim, mais atentamente, às exigências do mercado. No que segue, há uma proposta de reformulação ad hoc do modelo holístico de PACTE com relação à prática de tradutores novatos. Neste contexto, nossa atenção recai sobre o aspecto textual da (T/t)erminologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.