GRAUS DE FIXAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DO LÉXICO MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.24904Palavras-chave:
léxico, unidades fraseológicas, sintaxe, linguagem militar.Resumo
A identificação e a interpretação de unidades feseológicas são grandes desafios no estudo de um léxico. O objetivo deste trabalho é identificar construções formadas por uma estrutura verbal e um termo em regulamentos do Exército Brasileiro, bem como submetê-las aos testes sintáticos propostos por Gross (1996) para comprovar seus graus de fixação e verificar se podem ser consideradas unidades fraseológicas especializadas. Empregamos testes desenvolvidos para expressões da língua comum no reconhecimento de unidades militares, porque entendemos, assim como Cabré (2006), que termos e construções linguísticas especializadas devem ser analisadas e descritas como itens lexicais, pois, de acordo com a Teoria Comunicativa da Terminologia, eles fazem parte da língua geral e somente adquirem valor especializado por condições discursivas e pragmáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.