CORPO FEMININO: CORPO SUBMISSO? A MULHER NAS NARRATIVAS DE SIR GAWAIN
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.22704Palavras-chave:
Idade Média – Mulher – Ciclo do Rei ArthurResumo
RESUMO: A partir do estudo do contexto medieval e fazendo uso do imaginário como operador teórico, o presente trabalho trata da análise de textos extraídos da obra Sir Gawain – Cavaleiro da Távola Redonda: Ciclo do Rei Arthur, averiguando especificamente o modo como neles a mulher é tratada. No decorrer da Idade Média, e sob o domínio da Igreja, vai se acentuando a condenação da luxúria, da sexualidade e do “portão” destes “males”, da grande veiculadora – a mulher. A fim de minimizar seus potenciais maléficos, pregava a Igreja o discurso da inferioridade e da submissão feminina. O que este estudo pretende investigar é se as mulheres nas narrativas arthurianas eram apresentadas em consonância com os ideais monásticos.
ABSTRACT: Starting from the study of the medieval context and using the imaginary as theoretical operator, this work analyses texts extracted from Sir Gawain – Cavaleiro da Távola Redonda: Ciclo do Rei Arthur, specifically checking the way they describe woman. During the Middle Ages, under the dominion of the Church, the condemnation of the luxury increases, as well as the condemnation of the sexuality and of the “gate” of those evils, the great vehicle – the woman. In order to diminish her malign power, the Church preached the speech of the inferiority and of the female submission. The aim of this study is to investigate if the women in the Arthurian narratives were portrayed according to the monastic ideals.
KEYWORDS: Middle Ages – Woman – Cycle of King Arthur
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.