A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.18918Palavras-chave:
Imaginário, Língua Inglesa, Análise do DiscursoResumo
A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.
PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do Discurso
ABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.
KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.