A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico

Autores

  • Giovani Forgiarini Aiub UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.18918

Palavras-chave:

Imaginário, Língua Inglesa, Análise do Discurso

Resumo

A aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas da rede pública, em especial a línguainglesa, tem se caracterizado principalmente por sua alta taxa de insucesso. Este trabalho, filiado àAnálise do Discurso francesa, busca saber quais são os discursos que circulam sobre a importância deensinar e de aprender a língua inglesa sob essas condições de produção, e busca saber qual oimaginário que o professor e o aluno da rede pública fazem dessa língua estrangeira. Para tanto, foramquestionados professores e alunos do ensino fundamental e médio, séries regulares e EJA, que já tenhampassado pela experiência de (tentar) ensinar e (tentar) aprender outra língua. Os resultados apontampara discursos de ordem genérica.

PALAVRAS-CHAVE: Imaginário – Língua Inglesa – Análise do Discurso

ABSTRACT: In public schools foreign language learning, especially English, is characterized mainly bya high failure. Joined to French Discourse Analysis, this work aims to know what discourses arecirculating about the importance of teaching and learning English in this context. This paper alsosearches to know what is the teacher and student’s imaginary about the importance of this foreignlanguage. In order to do that, teachers of high and elementary school and their students (the ones whohave already had the experience of (trying) teaching and (trying) learning this language) werequestioned. The outcomes indicate generic discourses.

KEYWORDS: Imaginary – English Language – Discourse Analysis

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani Forgiarini Aiub, UFRGS

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS com apoio da CAPES na especialidadede Análises Textuais e Discursivas.

Downloads

Publicado

2008-03-06

Como Citar

AIUB, G. F. A imagem sobre o ensino de língua inglesa na escola pública: um repetível genérico. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 36, p. 111–125, 2008. DOI: 10.22456/2236-6385.18918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18918. Acesso em: 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários