A revisão colaborativa e a produção textual em língua inglesa: o ponto de vista do aprendiz
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.18915Palavras-chave:
Ensino de redação, Revisão colaborativa, Língua estrangeiraResumo
Estudo de caso acerca da utilidade dos comentários dos colegas para a reescrita de textosem inglês na graduação em Letras em uma universidade pública no Rio de Janeiro. Participaram cincosujeitos divididos em dois grupos para a revisão colaborativa de seus textos. Após a reescrita, estesproduziram um relato escrito sobre a influência desta atividade para a revisão. Quatro sujeitos disseramque se beneficiaram dos comentários dos colegas, dado corroborado pela análise da sessão de revisãocolaborativa, pelo cotejo dos textos e das reescritas e pelas entrevistas com a pesquisadora. Conclui-seque a maior parte das modificações tem ligação com os comentários dos colegas e que mais revisõesforam feitas do que as sinalizadas durante a interação.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de redação - Revisão colaborativa - Língua estrangeira
ABSTRACT: Case study about the usefulness of peer feedback for the rewriting of texts in English inan undergraduate course in Languages in a federal university in Rio de Janeiro. Five students dividedinto two groups provided feedback on their partner’s essays. The subjects rewrote their texts andproduced a report about the influence of peer feedback on the revision of their texts. Four subjectsclaimed to have benefited from this activity. These data were checked against a comparison of the firstand the second drafts, the content of the feedback session and the interviews carried out by theresearcher. The study revealed that most of the changes were triggered by peer feedback and that extrarevisions were made.
KEYWORDS: Writing - Peer feedback - English as a foreign language
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.