A recuperação da coerência em um manual de instruções

Autores

  • Cristina Zambra UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.18914

Palavras-chave:

Leitura, Meta-Regras, Coerência

Resumo

Pretende-se, com este trabalho, colher evidências que permitam uma compreensão sobre o processo de leitura de manuais de instruções. Para isso, tomam-se, como aporte teórico, as meta-regras de coerência de Charolles (1988). Através da análise da meta-regra de repetição, realizou-se o estudo de duas páginas de um manual de instruções, contemplando questões referentes à recepção desse tipo de texto (especializado), mediante a relação que se estabelece entre leitor e texto, via coerência global.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura - Meta-Regras - Coerência

RESUMEN:

Con ese trabajo, se pretende recoger videncias que permitan una comprensión sobre el proceso de lectura de manuales de instrucciones. Para éso, se usa, como aporte teórico, las meta-reglas de coherencia (CHAROLLES, 1988). A través del análisis de la meta-regla de repetición, se realizó el estudio de dos páginas de un manual de instrucciones, contemplando cuestiones referentes a la recepción de ese tipo de texto (especializado), mediante la relación entre lector y texto, vía coherencia global.

PALABRAS-CLAVE: Lectura - Meta-Reglas - Coherencia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Zambra, UFRGS

Especialista em Estudos Linguísticos do Texto – Instituto de Letras – UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-03-06

Como Citar

ZAMBRA, C. A recuperação da coerência em um manual de instruções. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 36, p. 69–80, 2008. DOI: 10.22456/2236-6385.18914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18914. Acesso em: 4 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários