A recuperação da coerência em um manual de instruções
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.18914Palavras-chave:
Leitura, Meta-Regras, CoerênciaResumo
Pretende-se, com este trabalho, colher evidências que permitam uma compreensão sobre o processo de leitura de manuais de instruções. Para isso, tomam-se, como aporte teórico, as meta-regras de coerência de Charolles (1988). Através da análise da meta-regra de repetição, realizou-se o estudo de duas páginas de um manual de instruções, contemplando questões referentes à recepção desse tipo de texto (especializado), mediante a relação que se estabelece entre leitor e texto, via coerência global.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura - Meta-Regras - Coerência
RESUMEN:
Con ese trabajo, se pretende recoger videncias que permitan una comprensión sobre el proceso de lectura de manuales de instrucciones. Para éso, se usa, como aporte teórico, las meta-reglas de coherencia (CHAROLLES, 1988). A través del análisis de la meta-regla de repetición, se realizó el estudio de dos páginas de un manual de instrucciones, contemplando cuestiones referentes a la recepción de ese tipo de texto (especializado), mediante la relación entre lector y texto, vía coherencia global.PALABRAS-CLAVE: Lectura - Meta-Reglas - Coherencia
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