Diálogo inconcluso: os conceitos de dialogismo e polifonia na obra de Mikhail Bakhtin.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.18908Palavras-chave:
Dialogismo – Polifonia – BakhtinResumo
Dialogismo e polifonia são dois conceitos importantes na obra de Bakhtin acerca dos quais a crítica atual tem debatido com frequência (ver, por exemplo, os trabalhos de BRAIT, 1996, FARACO, 1996, BARROS, 2003 e BEZERRA, 2008). No entanto, muitas vezes, eles são utilizados como sinônimos em alguns trabalhos (BARROS, 2003, p. 5; EMERSON, 2003, p. 164). Portanto, o objetivo do presente artigo é discutir os conceitos de dialogismo e polifonia a partir de uma revisão da literatura, buscando definir e distinguir tais conceitos.
PALAVRAS-CHAVE: Dialogismo – Polifonia – Bakhtin
ABSTRACT: Dialogism and polyphony are two important concepts in Bakhtin’s work which have been often discussed by the critics (see, for example, BRAIT, 1996, FARACO, 1996, BARROS, 2003 and BEZERRA, 2008). However, they are frequently adopted as synonyms in some works (BARROS, 2003, p. 5; EMERSON, 2003, p. 164). Thus, the objective of the present paper is to discuss the concepts of dialogism and polyphony based on a review of literature, aiming at defining and distinguishing these concepts.
KEY-WORDS: Dialogism – Polyphony – Bakhtin
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.