REMINISCÊNCIAS DE NARRADORES NO CÁRCERE: TRAJETÓRIAS DE OPRESSÃO
Resumo
Para contemplar a análise das obras Recordações da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski e Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, procuro nesse ensaio sugerir alguns argumentos que expliquem como os textos apoiados em relatos verídicos são trabalhados de acordo com a linguagem ficcional. Dessa forma, os narradores de tais obras retornam, através da memória, ao tempo em que foram presos políticos, submetendo a imaginação à escrita que então se predispõe a registrar razões pelas quais autores resgatam o passado e reconstituem suas trajetórias de opressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-09-26 (3)
- 2022-09-26 (2)
- 2022-09-26 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Ubiratan Machado Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.