HISTÓRIA E VIOLÊNCIAS: O ARQUIPÉLAGO, DE ERICO VERISSIMO

Autores

  • Marinês Andrea Kunz
  • Cláudia Santos Duarte

Resumo

Resumo: O tema deste ensaio é a literatura e a forma como articula a refiguração do passado histórico e, nesse âmbito, relações de violência que perpassam o pretérito, mas que ainda alcançam o presente e projetam o futuro, com foco em O Arquipélago, última parte da trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. Nesse sentido, o objetivo é verificar de que modo a obra possibilita ao leitor refletir sobre o passado histórico, mediante distintos pontos de vista expressos no enlace narrativo, que igualmente permite perceber a violência que marca as relações humanas, seja na esfera privada, seja na pública. Perseguindo essa perspectiva, percebemos que esse volume da trilogia coloca em contraposição cosmovisões antagônicas, por meio, especialmente, do diálogo direto, em que a narrativa as “mostra”, pela performance das personagens, assim como também pelo fluxo do pensamento, especialmente de Rodrigo e de Floriano, mas também pelo Diário de Sílvia e O caderno de pauta simples.

Palavras-chave: O Arquipélago; Literatura; História; Violência.

 

Abstract: The theme of this essay is literature and the way it articulates the refiguration of the historical past and, in this context, relations of violence that pervade the past, but that still reach the present and project the future, focusing on O Arquipélago, the last part of the trilogy O Tempo e o Vento, by Erico Verissimo. In this sense, the objective is to verify how the work allows the reader to reflect on the historical past, through different points of view expressed in the tessiture of the narrative, which also allows one to perceive the violence that marks human relations, whether in the private sphere or in the public one. Pursuing this perspective, we realize that this volume of the trilogy puts antagonistic worldviews in opposition, especially through direct dialogue, in which the narrative “shows” them, through the performance of the characters, as well as through the flow of thought, especially Rodrigo’s and by Floriano, but also by Do diário de Sílvia and Caderno de pauta simples.

Keywords: O Arquipélago; Literature; History; Violence.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinês Andrea Kunz

Marinês Andrea Kunz é Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS (2004). Foi Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes e coordenadora do curso de Letras (2006-2010), na Universidade Feevale, onde também coordenou o PIBID Letras (2010 a 2013), bem como o PPG em Processos e Manifestações Culturais e o Mestrado Profissional em Letras. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagem e Manifestações Culturais e o Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto. É membro da ABRALIC, da APSA - American Portuguese Studies Association e da ANPOLL, integrando o GT Estudos da Narrativa. Atualmente, é professora e pesquisadora do Departamento de Metodologia da Educação, na UFPB. É autora do livro Mosaico Discursivo: a representação de Jacobina Maurer em textos históricos, literários e fílmicos, além de capítulos de livros e de artigos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Infanto-juvenil, Leitura, Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, letramento e ensino.

Cláudia Santos Duarte

Cláudia Santos Duarte é Licenciada em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2006) e Especialista em História, Comunicação e Memória do Brasil Contemporâneo (2009), pela Universidade FEEVALE. É mestra (2015) e doutora em Processos e Manifestações Culturais - ênfase interdisciplinar em História, Literatura e Comunicação, pela Universidade FEEVALE. Atualmente é professora de História na rede pública de ensino no município de São Francisco de Paula/RS. Contato: cldsduarte@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

DOSSIER O ARQUIPÉLAGO 70 ANOS