“Querendo eu dar as Tropas Auxiliares dos meus reinos provas manifestas da minha real satisfação”: Um estudo sobre as reformas militares portuguesas da segunda metade do século XVIII

Autores

  • Bruno César Pereira Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO) http://orcid.org/0000-0002-7975-6024
  • Ana Paula Wagner Professora Adjunta do Departamento de História na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati-PR.

Palavras-chave:

Reforma Militar, Império Português, Século XVIII.

Resumo

O presente artigo, em linhas gerais, se propõe analisar o contexto histórico das reformas militares lusas, colocadas em prática a partir de uma série de atos oficiais da Coroa portuguesa (decretos, alvarás, leis, etc). Essas reformas ocorreram tanto no reino (Portugal), assim como nas capitanias que compunham o chamado Império Português em África, Ásia e América, ao longo da segunda metade do século XVIII. Partiremos de uma análise bibliográfica de historiadores/as brasileiros/as e portugueses/as que nos permitam compreender tal contexto e quais reformas foram estas. Dedicaremos ao longo deste texto, uma atenção especial as reformas sobre as chamadas Tropas Auxiliares, que, a partir do Decreto de 7 de Agosto de 1796, passaram a ser designadas Corpos de Milícias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno César Pereira, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Mestrando em História pelo PPG da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Gaduado em História pela mesma IES (2018). Pesquisador vinculado ao Núcleo de História da Violência - NUHVI

Ana Paula Wagner, Professora Adjunta do Departamento de História na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati-PR.

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), Mestre (2002) e Doutora (2009) em História pela Universidade Federal do Paraná. Entre os anos de 2010 e 2012 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPR e, em 2017, junto ao Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati (UNICENTRO-PR).

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

PEREIRA, B. C.; WAGNER, A. P. “Querendo eu dar as Tropas Auxiliares dos meus reinos provas manifestas da minha real satisfação”: Um estudo sobre as reformas militares portuguesas da segunda metade do século XVIII. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 453–481, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88539. Acesso em: 29 mar. 2024.