A história alternativa como fonte histórica: possibilidades das narrativas ficcionais contrafactuais na pesquisa historiográfica

Autores

  • Daniela Linkevicius de Andrade Universidade de Brasília

Palavras-chave:

História Alternativa, História Contrafactual, Fonte Histórica

Resumo

O artigo pretende explorar as possibilidades do uso da história alternativa como fonte histórica por meio da compreensão dos distanciamentos e aproximações desta com a historiografia. Pouco trabalhada na disciplina histórica, a história alternativa caracteriza-se pelas obras de ficção (geralmente ficção científica) que narram eventos hipotéticos na história, construindo um presente ou um passado diferente daquele aceito enquanto fato histórico. Tal construção é elaborada a partir do pressuposto de que, em algum ponto de um passado, algum acontecimento histórico não ocorreu nessa linha temporal alternativa de forma idêntica ao que se sabe ter acontecido. Logo, ao compartilhar estruturas e ferramentas com a história, demonstram não apenas como atua o fenômeno do pensamento contrafactual na ficção, bem como são capazes de representar percepções históricas de passado, presente e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Linkevicius de Andrade, Universidade de Brasília

Mestre e doutoranda em História pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa de Ideias, Historiografia e Teoria.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

LINKEVICIUS DE ANDRADE, D. A história alternativa como fonte histórica: possibilidades das narrativas ficcionais contrafactuais na pesquisa historiográfica. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 308–325, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88383. Acesso em: 28 mar. 2024.