A sociabilidade da elite nas festas no Rio de Janeiro (1808-1821): uma análise a partir da imprensa
Resumo
O estudo da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil e as transformações que se desencadeiam a partir desse fato contribui para um maior entendimento do processo histórico de construção da sociedade e cultura brasileira. O presente artigo propõe analisar a sociabilidade da elite nas festas do Rio de Janeiro utilizando as informações noticiadas pela Gazeta do Rio de Janeiro. Realiza-se uma pesquisa por amostragem entre 1808 e 1821, período joanino no Brasil. No período proposto, pretendemos compreender e discutir essa relação bem como o papel desempenhado pela imprensaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-11
Como Citar
MARTINELLI, L. da S. A sociabilidade da elite nas festas no Rio de Janeiro (1808-1821): uma análise a partir da imprensa. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 219–234, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76445. Acesso em: 7 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.